José Mayer é acusado de assédio por figurinista que volta atrás e disse que não foi bem assim que aconteceu realmente entre quatro paredes
A TV Globo está acompanhando e apurando a denúncia de assédio de uma figurinista contra o ator José Mayer, no ar como um dos protagonistas da novela “A Lei do Amor”. O caso foi publicado pela coluna “Agora é que são elas”, da Folha Online.
A figurinista conta que o assédio começou há oito meses, com elogios de Mayer, e descambou para abordagens grosseiras e insistentes. “E essa história de violência se iniciou com: ‘Como você é bonita’”.
Ela diz ainda que negou com clareza as investidas do ator, que se sentia oprimida por ele e se arrepende de ter demorado até procurar a área de recursos humanos da TV Globo para denunciá-lo.
Procurado pela reportagem por meio da TV Globo, o ator não se manifestou. A emissora enviou nota em que esclarece que “repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito”. “E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade.” A Globo termina a nota dizendo ainda que “não comenta assuntos internos”.
À Folha de S. Paulo, Mayer afirmou que respeita muito as mulheres e pede que “não misturem ficção com realidade”. “As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra de ‘A Lei do Amor’, não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo.”
Apoio. Após a publicação, a atriz Letícia Sabatella saiu em defesa da vítima no Facebook. “José Mayer não se emenda, hein? Su Tonani, sinta-se apoiada em sua denúncia”, escreveu.
Figurinista volta atrás e José Mayer pode ser inocentado
ResponderExcluirO delegado teria afirmado que, sem a denuncia da figurinista, José Mayer não pode sofrer uma investigação.
Ao que tudo indica, a figurinista Susllem Tonani, vítima de assédio sexual por parte do ator José Mayer, não tem a intenção de levar o caso à justiça. A grande repercussão da denúncia levou o delegado titular da 32ª DP, Rodolfo Waldeck, a chamá-la para depor, mas o comparecimento não é obrigatório. Reclusa desde que o assédio veio à tona, Susllem deixou de atender a diversos telefonemas da polícia. No último, disse que não tem interesse em formalizar a denúncia. Sem isso, não é possível abrir uma investigação.
A polícia do Rio ainda tem esperança de que Susllem mude de ideia. Se a investigação for aberta e Mayer – punido com suspensão pela Rede Globo – acabar respondendo por crime de assédio sexual, a pena prevista chega a dois anos de cadeia. O ator poderia até vir a ser responsabilizado por estupro, pois uma mudança na legislação em 2009 ampliou este conceito para qualquer contato físico não consentido.