Novela "Chamas da Vida' está de volta dia 26 de outubro
Chamas da Vida foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record, entre 8 de julho de 2008 e 28 de abril de 2009, às 21h45, totalizando 253 capítulos.
É de autoria de Cristianne Fridman, em colaboração com Paula Richard, Renata Dias Gomes, Camilo Pellegrini e Nélio Abbade. A direção é de Roberto Bomtempo, Rudi Lagemann e Rogério Passos, e a direção geral, deEdgard Miranda.
Contou com Juliana Silveira, Leonardo Brício, Bruno Ferrari, Amandha Lee, Juliana Lohmann, Dado Dolabella, Andreia Horta, Victor Hugo, Claudiana Cotrim, Rafael Queiroga, Roger Gobeth, Luíza Curvo, Antônio Grassi,Jussara Freire, Lisandra Parede, André Di Mauro, Letícia Colin e Lucinha Lins nos papéis principais.
Está sendo reprisada desde 31 de agosto de 2015 no Investigação Discovery às 19h30 com horário alternativo durante toda a semana, a partir do meio-dia e meia.[2]
Será reexibida pela Rede Record a partir de 26 de outubro de 2015, substituindo Dona Xepa, às 15h45.[Pedro é um soldado-bombeiro que mora em Tinguá. Após a morte de seus pais, passou a cuidar dos três irmãos: Viviane, Rafael e o criminoso Antônio, que trabalha na fábrica de sorvetes GG. Às noites, Antônio integra uma gangue que pratica atos de vandalismo pelo bairro, o que faz com que sua convivência com Pedro não seja nada harmoniosa. Pedro namora Ivonete, irmã gêmea de Wallace, seu amigo de infância.
Carolina é a única filha de Walter, dono da GG, e de Arlete. Mora na Urca e gerencia sua própria produtora de vídeo. Namora Tomás há três anos. Está prestes a se casar com o namorado, sem suspeitar que o rapaz não a ama, só se interessando pela fábrica de seu pai. A ardilosa e cruel Vilma, mãe de Tomás, quer que os dois se casem para que a família dela possa retomar o controle da GG, uma vez que seu finado marido João fundou a fábrica em conjunto com Walter, que desfez a sociedade após suspeitar que João o estava roubando, tomando o controle de toda a fabrica. Vilma ainda é mãe de Beatriz e de Gustavo, o Guga.
Beatriz é uma jovem revoltada que não se deixa dominar pela mãe. No início da novela ela é sócia de Carolina na produtora e namora o playboy Diego, amigo de Tomás, mas se apaixona loucamente por Antônio. Apesar da oposição da família, principalmente de Vilma, Beatriz termina o namoro e se envolve com Antônio, sendo levada por ele para um mundo de drogas e se tornando membra da Gangue do ferro-velho. a Gangue e formada por marreta, dono do ferro-velho, Manu, ex-namorada de Antônio que tem seu pai Paulo assassinado sem querer por ele, Telma, que namora o bombeiro Junior, Jairo, que é secretamente apaixonado por Telma, Leo, que trabalha na produtora e recebe dinheiro de Vilma para vigiar Beatriz e mais tarde na história Diego.
Guga, filho mais novo de Vilma, se sente rejeitado pela mãe que só o critica mas recebe muito carinho do avô Dionísio. Ele se apaixona por Vivi mas seu amor não é correspondido e Guga acaba se envolvendo com Cintia, grande amiga de Vivi. Vivi por sua vez passa a namorar Demoro, um ex-menino de rua que é salvo por Carolina das mãos de um homem que o explorava. A novela também mostra os riscos de se expor de mais na internet, Vivi conversa com um homem na internet chamado Lipe que se aproxima dela com segundas intençõese e passa a estrupá-la e ameaçar sua família para que ela não conte nada a ninguém.
O núcleo cômico da novela fica por conta da pensão de Vó Tuquinha la moram a irmã de Tuquinha a implicante catarina que proíbe todos de namorarem e fofoca da vida de todos na pensão. Ivonete e Wallace netos de Tuquinha. O comandante Eurico e seu filho Junior. Suelen uma suburbana atrapalhada e divertida que vive de implicancia com Cazé, bombeiro amigo de Pedro. Raissa uma maria-bombeira como é chamada por assediar todos os bombeiros da pensão. André um geólogo que tem Interrese por Suelen. Seu Brito o braço direito de Tuquinha na cozinha da pensão , eles fornecem a comida para a fabrica GG. Grande amigo de Walter, seu Brito ainda é casado com a advogada Roseclair e é pai de Guilherme, um bombeiro mulherengo que desenvolve aids por não usar camisinha e se envolve com Michele, mas o romance dos dois é vitima do preconceito de Suzana, mãe de Michele.
Os crimes em Tinguá são investigados pelo delegado Fausto, um homem justo e bom e por Xavier, um policial mau caráter que em troca de dinheiro trai a confiança de Fausto e torna-se aliado de Vilma.
Walter e Arlete pais de Carolina se amam mais os dois são completamente opostos. Na mansão de Arlete trabalha a empregada Gildete muita engraçada e ingenua mulher que é cúmplice e melhor amiga de Arlete a quem considera uma mãe.
Na trama, ainda existe o misterioso Miguel um homem que mora na reserva de Tinguá e que se isolou do mundo após uma tragedia que aconteceu no passado, ele guarda um grande segredo seu com a vilã Vilma.
Pedro e Carolina se conheceram na infância e se reencontram agora adultos reapresentados por Vó Tuquinha. Eles se aproximam de verdade quando um Incendiario misterioso coloca fogo na fabrica com Carolina dentro. Pedro e Wallace tentam salva-lá mais ficam presos no meio das chamas e Wallace se sacrifica para que Pedro se salve e acaba morrendo no incêndio. Pedro consegue salvar Carolina e aos poucos os dois se apaixonam e ambos terminam os respectivos namoros.
Inconformada, Ivonete se une a Tomás para separar os dois, sem perceber o interesse dele por ela. Enquanto isso, Vilma falsifica uma apólice de seguros para que as suspeitas do incêndio recaiam sobre Walter e manipula Ivonete e a convence que foi ele quem matou seu irmão, ela por sua vez convence Pedro que fica contra Walter o que resulta numa terrível briga com Carolina. Depois de uma rave no ferro-velho, alguém rouba as placas da Fenix que Vilma deixa no carro-turnado de Antônio e passa a cometer crimes para incrimina-la. O último incêndio foi na cela do presídio onde estava Vilma, esse incêndio ocorreu no último capítulo da novela causando a morte da vilã e a revelação do incendiário misterioso: Leo e sua irmã Darlene, empregada de Vilma.
A telenovela se situava no Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, tendo como cenários bairros como Tinguá, Urca e Flamengo.[4] Tinguá é um dos grandes destaques da trama, com a corporação de bombeiros da qual faz parte o protagonista, Pedro, sendo responsável por essa área, onde também se situa a Reserva Biológica Federal do Tinguá, local das primeiras cenas que foram ao ar (uma simulação de resgate).
ResponderExcluirNa semana que antecedeu à estreia da telenovela, o Jornal da Record levou ao ar uma série de reportagens destacando a importância do trabalho dos bombeiros para a sociedade.[5]A novela Chamas da Vida não terminou em março de 2009, como inicialmente previsto. Com a alta audiência da novela, a Record esticou Chamas da Vida até 28 de abril de 2009, então, Chamas da Vida totalizou 253 capítulos.
Chamas da Vida foi considerada uma das melhores telenovelas já produzidas pela emissora Rede Record, ao lado de Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro e Vidas Opostas. A novela foi particularmente popular em Fortaleza [6] e no Rio de Janeiro,[7] cidades onde a Record chegou a superar a média de audiência da TV Globo..
A abordagem do tema da pedofilia através do polêmico vilão Lipe (interpretado por André Di Mauro) causou uma grande repercussão. O primeiro capítulo teve excelente média de 19 pontos, o que garantiu a vice-liderança para a emissora. [10] O segundo capítulo também conseguiu registrar os mesmos 19 pontos, com 28% de share. [11]
Porém, nos meses seguintes, a audiência da trama começou a cair.[12] Um dos motivos para a queda foi a concorrência com o SBT, que no mesmo horário exibia Pantanal. [13]
No dia 12 de novembro de 2008, a trama voltou a repetir seu recorde de 19 pontos, com 31% de participação. No capítulo foram exibidas as cenas de perseguição ao vilão pedófilo Lipe. [14]
O último capítulo teve A princípio seria reprisada a partir de 27 de julho de 2015 junto com Dona Xepa.[16] , mas a emissora não conseguiu sua liberação para o horário pelo MJ e ela teve ser adiada dando lugar a Prova de Amor.[17] Sem conseguir ser exibida na Record, ela foi negociada ao Investigação Discovery que passou a exibi-la desde 31 de agosto de 2015.[2] No final de setembro ela teve uma versão mais leve liberada para a exibição nas tardes da Record.[18]
Será reapresentada em outubro de 2015 substituindo Dona Xepa às 15h45média de 18 pontos, e picos de 22, e alcançou a liderança por cerca de 9 minutos